EAT - Fusilli com amêijoas vietnamitas, vagens, cenoura e jalapeños
Hoje trago uma receita que me fez rapar o tacho! Sim, voltando à minha faceta pouco humilde, esta massa com ameijoas, vagens, cenoura e jalapeños estava deliciosa!
Depois de um almoço de carne à alentejana maravilhoso, sobraram umas quantas ameijoas, aquelas que não tiveram direito a ir para o prato de eternos degoladores como eu.
Pois bem, comer como aperitivo não era má ideia, mas também não eram assim tantas, “deitar fora” nem pensar, ir “para o congelador” idem aspas, “guardá-las no frigorífico até se ganhar inspiração”, agradou-me!
Lá ficaram guardadinhas e eu lá fui magicando numa receita.
Apetecia-me massa e as vagens da minha avó, como são deliciosas, queria juntar. Naveguei pela internet, mas nada me satisfez.
Chegaram as 19:15 e tinha que me decidir. Fui para a cozinha sozinha, como tanto gosto, e os ingredientes foram saltando, como se pedissem para serem reunidos num só gesto, num só prato! Peguei nas vagens, num pouquinho de azeite e deixei a estufar. Cozi a massa. E depois lembrei-me que cebola nas vagens não iria ficar mal. Juntei. Cebola cortadinha ainda melhor ficaria. Juntei. E jalapeños que a minha mãe me tinha oferecido em planta na passada quinta-feira, por que não? Lá fui eu buscá-los à planta, como tanto gosto de fazer, e juntei às vagens que já cheiravam maravilhosamente. Tudo junto foi uma sensação!
Eis a receita para degustarem talvez uma das mais saborosas refeições que já preparei.
E sabem a melhor? Foi o tachinho todo só para mim! Yammy!
Ingredientes para 1 pessoa:
Massa fusilli tricolor (eu costumo usar duas “mãos” minhas em formato de concha – desculpem a imprecisão, mas eu faço sempre com esta “conchinha” de medida!)
7 vagens grandes
1 cenoura
15 amêijoas inteiras
1/2 “mão” de miolo de amêijoas
Azeite 1
cebola pequena
2 jalapeños vermelhinhos (se preferirem ponham malaguetas normais)
Modo de Preparação:
Cozer as amêijoas em água a ferver durante 8 minutos. Assim que abrirem, retirar e pôr a escorrer. Pôr a cozer a massa até ficar al dente com um pouco de sal. Colocar um pouco de azeite (2 ou 3 colheres de sopa) num tachinho e juntar as vagens cortadas aos quadrados da largura de um dedo e os jalapeños cortados às rodelinhas pequeninas. Temperar com sal a gosto. Assim que começar a ferver juntar a cebola cortada em meias-luas e a cenoura em fatias cortadas o mais fininho possível. Mexer e envolver. Deixar cozinhar em lume brando com o testo tapado. Ir conferindo e mexendo para não queimar no fundo. Logo que as vagens, a cenoura e a cebola fiquem tenras, juntar as ameijoas e envolver. Deixar uns 2/3 minutos no fogão no mínimo. Depois junta-se a massa e envolve-se. Servir quentinho. Que saiba muitooo bem!