Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

eatbioandbike

eatbioandbike

EAT - Fusilli com amêijoas vietnamitas, vagens, cenoura e jalapeños

ameijoas.png

Hoje trago uma receita que me fez rapar o tacho! Sim, voltando à minha faceta pouco humilde, esta massa com ameijoas, vagens, cenoura e jalapeños estava deliciosa!

Depois de um almoço de carne à alentejana maravilhoso, sobraram umas quantas ameijoas, aquelas que não tiveram direito a ir para o prato de eternos degoladores como eu.

Pois bem, comer como aperitivo não era má ideia, mas também não eram assim tantas, “deitar fora” nem pensar, ir “para o congelador” idem aspas, “guardá-las no frigorífico até se ganhar inspiração”, agradou-me!

Lá ficaram guardadinhas e eu lá fui magicando numa receita.

Apetecia-me massa e as vagens da minha avó, como são deliciosas, queria juntar. Naveguei pela internet, mas nada me satisfez.

Chegaram as 19:15 e tinha que me decidir. Fui para a cozinha sozinha, como tanto gosto, e os ingredientes foram saltando, como se pedissem para serem reunidos num só gesto, num só prato! Peguei nas vagens, num pouquinho de azeite e deixei a estufar. Cozi a massa. E depois lembrei-me que cebola nas vagens não iria ficar mal. Juntei. Cebola cortadinha ainda melhor ficaria. Juntei. E jalapeños que a minha mãe me tinha oferecido em planta na passada quinta-feira, por que não? Lá fui eu buscá-los à planta, como tanto gosto de fazer, e juntei às vagens que já cheiravam maravilhosamente. Tudo junto foi uma sensação!

Eis a receita para degustarem talvez uma das mais saborosas refeições que já preparei.

E sabem a melhor? Foi o tachinho todo só para mim! Yammy!

Ingredientes para 1 pessoa:

Massa fusilli tricolor (eu costumo usar duas “mãos” minhas em formato de concha – desculpem a imprecisão, mas eu faço sempre com esta “conchinha” de medida!)

7 vagens grandes

1 cenoura

15 amêijoas inteiras

1/2 “mão” de miolo de amêijoas

Azeite 1

cebola pequena

2 jalapeños vermelhinhos (se preferirem ponham malaguetas normais)

Modo de Preparação:

Cozer as amêijoas em água a ferver durante 8 minutos. Assim que abrirem, retirar e pôr a escorrer. Pôr a cozer a massa até ficar al dente com um pouco de sal. Colocar um pouco de azeite (2 ou 3 colheres de sopa) num tachinho e juntar as vagens cortadas aos quadrados da largura de um dedo e os jalapeños cortados às rodelinhas pequeninas. Temperar com sal a gosto. Assim que começar a ferver juntar a cebola cortada em meias-luas e a cenoura em fatias cortadas o mais fininho possível. Mexer e envolver. Deixar cozinhar em lume brando com o testo tapado. Ir conferindo e mexendo para não queimar no fundo. Logo que as vagens, a cenoura e a cebola fiquem tenras, juntar as ameijoas e envolver. Deixar uns 2/3 minutos no fogão no mínimo. Depois junta-se a massa e envolve-se. Servir quentinho. Que saiba muitooo bem!

Instagram
mytaste.pt

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D