Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

eatbioandbike

eatbioandbike

BIO - A Horta está a nascer

 


Escolhi para o post de hoje a descrição do início da minha pequena grande aventura: uma horta de varanda. 

Como bem se vê nas fotos, comprei uns recipientes próprios para fazer a chamada sementeira. Furei o fundo de cada quadradinho para a terra respirar e a água escoar.

 

De seguida, coloquei terra turfa (terra mais adequada para as sementeiras) e fiz um furinho com a ajuda de uma pauzinho. Nesse furinho coloquei duas ou três sementes de cada iguaria que pretendo ver nascer e crescer.

 

Para já plantei salsa, alface, rúcula, espinafre, tomate cherry, couve bruxelas e pimento. Coloquei uns palitinhos com uns papéis nos exactos sítios onde semeei as diversas plantas para eu conhecer os pequenos rebentos. 

 

Tapei com mais um pouco de terra turfa e reguei. Isto foi feito há mais ou menos duas semanas e a fotografia retrata o estado da nação há uns dias. 

 

As alfaces teimam em não aparecer, mas a salsa, couve de bruxelas e tomatinhos já estão bem altinhos. De tal forma que como a maior parte das sementes deu planta, tirei algumas de maneira a que fique apenas um por quadrinho para ficar com mais espaço e desenvolver (o que se chama, "agriculturamente" falando, fazer a monda).

 

Tenho regado todos os dias sem esquecer. Sem uma rega fresquinha ao fim da tarde não nascem as plantas, como bem me ensinaram. 

 

Para não escavar a terra, tenho aquele borrifador que aparece na segunda foto. Reutilizado, é claro! Em tempos foi um limpa vidros, mas agora tem uma nova vida. Lavei bem lavadinho e aproveitei para fazer de regador como se de verdadeira chuva se tratasse.

 

Como se pode ver na segunda imagem, os recipientes que comprei são mini-estufas, o que permite fazer estas sementeiras em qualquer altura do ano, penso eu de que. 

 

Mal desenvolvam e fiquem grandinhas, transplanto as minhas plantas para os vasos que pretendo colocar na minha varanda.

 

Mas, cada coisa a seu tempo. Vamos lá ver no que isto vai dando {#emotions_dlg.smile}

 

 

 

Instagram
mytaste.pt

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D