Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

eatbioandbike

eatbioandbike

EAT - Bolo Rei de Chocolate

IMG_0313.JPG

Hoje trago um receita de Bolo Rei de Chocolate. Muito ouço, nestas épocas, "ah, bolo rei sabe mal..", "ah, eu não gosto de bolo rei", "Bolo Rei é o pior do Natal...", "Bolo rei tem frutos secos..", bla, bla..

Pois, eu gosto. E até gosto muito! Começa por volta do dia 15 de Novembro a surgir nas montras das confeitarias e eu fico logo com água nos cantinhos da boca (que, enquanto vê os bolinhos, está a sorrir!).

Ora, gostando tanto de Bolo Rei, chateia-me ouvir que não se gosta, ou até que se detesta! Já andam para aí a tramar o regicídio do Bolo Rei, mas eu não deixo! Daí que traga uma nova versão (que para mim é uma heresia!) para criar o gosto nos "infiéis"!

Descobri nestas bandas "http://docefimdesemana.blogspot.pt/2014/01/uma-especie-de-bolo-rei-para-o-dia-dos.html" uma receita que me deixou curiosidade e dei um toque da minha graça. Frutos secos são desterrados, para dar lugar a Filipinos e Ferrero Rocher triturados. É forte, mas Bolo Rei não é para meninos. Bom proveito!

 

Ingredientes
67g de leite
2 ovos 
50g de manteiga com sal
50g de açúcar amarelo
raspa de limão
334g de farinha T65
17g de fermento de padeiro
 
manteiga ou margarina à temperatura ambiente q.b.
Nutella q.b. (usei 3/4 de um frasco)
7 Filipinos e 2 Ferrero Rocher triturados
1 gema de ovo para pincelar
geleira derretida para pincelar
 
Máquina do pão:
Aquecer ligeiramente o leite no micro-ondas, apenas uns segundos para ficar morno. (Se ficar muito quente, o fermento não vai actuar).
Bater os 2 ovos com um garfo.
Amolecer a manteiga no micro-ondas, apenas uns segundos para ficar tipo pomada.
Colocar na máquina do pão, os ingredientes pela ordem acima indicada. 
Desfazer o fermento de padeiro na farinha com as pontas dos dedos.
Fazer o programa de amassar e levedar. Na minha máquina demora, 1h20.
Retirar a massa para uma bancada enfarinhada, e amassar uns 2 ou 3 minutos, para retirar algum ar, de modo a ser mais fácil, estendê-la.
 
1. Estender a massa num rectângulo grande e fino. 
2. Espalhar manteiga ou margarina por todo o rectângulo com uma faca.
3. Dobrar a massa em três, a parte direita para a esquerda, e depois a parte esquerda sobre a parte que se dobrou, de forma a ficar bem encostada. 
4. Rodar a massa em 90º, de modo a ficar com o lado dobrado para a sua esquerda, como se fosse um livro. 
5. Repetir o passo 1, 2, 3 e 4.
6. Voltar a repetir o passo 1.
7. Espalhar a nutella pelo rectângulo da massa.
8. Espalhar as bolachas e os chocolates por cima da nutella.
9. Enrolar como se fosse uma torta.
10. Formar uma coroa, juntando as pontas do tronco e unindo-as muito bem.  
11. Com uma faca de serrilha, fazer cortes profundos, mas não completos, ao longo de toda a coroa.
12. Colocar num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
13. Cobrir com um pano seco e deixar levedar/crescer, pelo menos 30 minutos.
14. Acabado o tempo, pincelar o bolo com gema diluída num pingo de leite.
15. Levar a forno bem pré-aquecido a 180ºC, no modo de ventoinha.
16. Após 20 minutos, retirar e colocar em cima de uma rede para arrefecer.
17. Pincelar o bolo ainda quente, com geleia derretida para dar brilho.
18. Cortar uma fatia e deliciar-se!
 
Que saiba bem!
Instagram
mytaste.pt

EAT - Massa com atum, cenoura, pimento, queijo e broa

IMG_0243.JPG

 

De volta! Passado tempos e tempos sem fim... o trabalho e a tese (sim, ando a tentar fazer a minha tese para me tornar mestre que basicamente não é ser mestre de coisa nenhuma, mas pronto... é assim...) não me largam e a inspiração para a cozinha e para escrever estão postos de lado. Mal!! Sinto muita falta.. Gosto muito de cá escrever e de deixar um pouquinho de mim. Gosto tanto!

Bem, deixemo-nos de coisas, de desculpas e lamúrias e vamos ao que interessa: aquecer o estômago.! Ora, esta receita já a inventei há uns tempos mas penso que é adequada a estes tempos frios que se fazem sentir no país.

É uma forma saudável e saborosa de almoçar. Sim, penso que seja mais adequado para um almoço rápido, simples e ligeiro.

O sabor do pimento entrelaça-se com o sabor do atum e da cenoura, sendo que leva um toque crocante de queijo e broa estaladiça. Espero que gostem!

 

Ingredientes para 2 pessoas:

Massa espiral q.b. (ou outra que gostem)

2 cenouras médias esfiadas

2 latas de atum ao natural

1 pimento em tiras

1 tomate

sal 

orégãos

azeite

1 cebola média

queijo mozzarella q.b.

2 pães (do dia anterior) esfarelados ou então um pedaço de broa esfarelado

 

Modo de preparação:

Colocar a massa a cozer em água a ferver com azeite e sal.

Partir a cebola em pedaços pequenos e levar com um pouco de azeite a refogar. Quando estiver lourinha, colocar as duas latas de atum e o tomate em pedaços pequenos. Temperar com sal e orégãos a gosto. Deixar o tomate desfazer e criar molho. Se estiver seco, deitar mais um pouco de azeite.

De seguida, envolver a "paparoca" e colocar a cenoura. Deixar refogar.

Verificar se a massa já está pronta (não precisa de estar 100% cozida porque ainda vai ao forno) e colocar numa assadeira de ir ao forno só com um pouquinho da água de cozer. Por cima, colocar o preparado de atum e envolver tudo, de forma a que fique unido à massa. 

Por cima colocar abundantemente queijo mozzarella e a broa/pão esfarelado. Para enfeitar (e dar gosto, diga-se), colocar umas tirinhas de pimento.

Levar ao forno a 180.º até dourar e ficar crocante!

 

Que saiba bem!

Instagram
mytaste.pt

EAT - Jantar de Halloween

Halloween.jpg

halloween2.jpg

halloween3.jpg

 

Sei que já passou há umas semaninhas, mas não tenho tido tempo para vir cá postar o meu querido jantar, muito delicioso mas também tão assustador..

Também sei que não é muito habitual pelas bandas do nosso país festejar o Halloween. Dizem por aí que é uma festa dos EUA, que não é daqui...

Mas de facto, não é verdade! Cada vez mais se tem vindo a ver nas montras uns indícios de o Halloween está para vir e para ficar! O que é certo é que eu sempre festejei, desde pequena. Na Escola, por força das aulas de inglês, era um dia diferente.. só gomas e máscaras por todo o lado! Era tão tão bom!

Como quando se já é mais crescido, as festas ainda sabem melhor, eu não quis quebrar tamanha tradição e criei um jantar temático, há três anos para cá, em que a comida é bastante sugestiva :)

Este ano nao foi excepção e, por isso, posto aqui algumas fotografias! Não hesitem em perguntar pelas receitas porque eu prontamente (leia-se, "assim que tiver tempo") indicarei.

 

Aqui fica o Menu da Scary Meal:

 

SCARY MEAL

Entrada:

- Pizza de aranha e esqueletos

- Vassouras voadoras

- Aranhas

- Cogumelos venenosos

- Centopeias fresquinhas

Bebida:

- Ranho de Minhocas

Prato Principal:

 - Scary Hamburguer

Sobremesa:

- Cemitério Fantasma

 

 

Festejem o Halloween, juntem a familía e divirtam-se :) é sempre uma boa razão ter todos os que mais gostamos à nossa volta!

Instagram
mytaste.pt

EAT - Bolo de Chocolate

Bolo.jpg

DESCULPEM MAS NÃO CONSEGUI FORMATAR O TEXTO DE OUTRA FORMA :(!! Hoje trago uma receita de bolo de chocolate para aconchegar este dia tão frio e com tanta, tanta chuva. Começo a trazer algumas receitas de sobremesas, o que é de louvar! No entanto, há que dizer que esta receita é toda menos minha. Encontrei-a algures pela Internet e dizem que é uma perdição. Feita pela minha mão também é, portanto, julgo que está ao alcance de todos proporcionar um momento de doçura.

Ingredientes: 2 chávenas de farinha com fermento 2 chávenas de açúcar ¾ chávena de cacau 2 colher (chá) de bicarbonato de sódio 2 ovos 1 colher (chá) de sal 1 chávena de leite 1 chávena de óleo vegetal 1 ½ colher (chá) de aroma de baunilha 1 chávena água quente 1 pacote de pepitas de chocolate Cobertura: 300 ml de natas 1 colher (chá) manteiga 500 gr de chocolate culinário Modo de preparação: Pré aqueça o forno a 160ºC ( o bolo tem de cozer lentamente). Bata muito bem todos os ingredientes excepto a água e as pepitas. Quando tiver tudo bem misturado adicione então a água e volte a bater até ficar com uma massa macia. Por fim adicione as pepitas. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno. Após 40 minutos aumente a temperatura para 180ºC e deixe cozer mais 10 minutos. Vá verificando se este já se encontra cozido com a ajuda de um palito, assim que este sair limpo o bolo está cozido, não se deve deixar cozer demais. Depois de cozido deixe arrefecer na forma e desenforme. Leve ao lume as natas com a manteiga, quando esta derreter adicione o chocolate partido em pedaços e deixe derreter, misturando de vez em quando. Retire do lume e aplique em cima do bolo Que saiba bem!

Instagram
mytaste.pt

EAT - Tarte de Maçã

IMG_0266.JPG

Hoje trago mais uma nova receita. Não costumo trazer com muita frequência sobremesas e, aliás, dizem por aí que não são a minha especialidade. E também dizem que a razão é porque eu não são muito amante de doces. Who knows...

Hoje vinha a Vóvó almoçar e nada como acompanhar uma bela manhã de chuva (alguém acredita que amanhã vão estar 27 graus??) com uma tarte de maçã. Eu adoro tartes! Admito que não sou grande fã de bolos mas aprecio imenso as tartes. De maçã, de pêra, de pêssego, de limão, de morango, de maracujá.. Hum.. que bom!

Hoje decidi fazer uma e com este design que tanto gosto. Faz-me lembrar aquelas tartes que aparecem nos filmes americanos quando as mães levam para as festas das escolas dos filhos. So american..

Se começasse esta frase com outro "Hoje", isto já começava a ficar um bocado repetitivo, pelo que me vou deixar de conversas e passar à acção:

Ingredientes:

Uma embalagem de massa quebrada fresca

6 maçãs médias

Sumo de 1/2 limão

3 colheres de sopa de açúcar

Uma pitada de canela

Açúcar em pó q.b.

Modo de preparação:

Descascar as maçãs e pincela-las com um pouco de sumo de limão para não oxidarem.

Levar a lume brando para cozer com o açúcar.

Pôr a massa na forma com o papel que a envolve e retirar um pouco de massa para fazer as tiras. Verificar, consoante o tamanho da forma, qual a quantidade necessária de tiras para depois decorar.

Levar a massa de baixo ao forno durante 5 minutos - 180.º.

Depois das maçãs estarem cozidas, passar com a varinha mágica até ficar creme. Deitar o creme na massa e polvilhar com um pouco de canela. De seguida, colocar as tiras de forma a criar um xadrezado.

Levar ao forno a 180.º até que a massa fique coradinha. Retirar e deixar arrefecer. Polvilhar com um pouco de açúcar branco a gosto.

Antes de servir, levar um pouquinho ao forno para ficar quentinha.

Que saiba bem!

Instagram
mytaste.pt

BIO - A minha hortinha

horta.jpg

Hoje mostro como está a minha horta! Já há muito, muito tempo que não o fazia... Por isso devem notar, de certeza, por comparação com as outras fotografias, um salto enorme das minhas plantinhas! Ai, e hoje fiquei tão tão contente!! Os meus pimentos já têm flor, vão dar fruto!!!  

Como também podem ver, as couves de bruxelas estão muito fortes, bem como a salsa e o tomateiro que já nem cabe na estufa!

Já o pinheirinho muito dificilmente vai conseguir aguentar as luzes de Natal.. Mas vamos indo e vamos vendo... Para já, estou muito contente com esta minha pequena grande aventura!

Instagram
mytaste.pt

EAT - Maçãs com chocolate preto, amêndoa e canela

Desculpem a minha ausência! Tem sido sempre uma sucessão de coisas para fazer, de coisas para tratar e nunca há tempo para se ocupar com os nosso hobbies... É uma pena ser uma vida assim tão stressante... Ai férias, onde já vão..

Deixemo-nos de desculpas e passemos ao que interessa: a receita que vos trato hoje é ainda mais simples do que todas as que já vos trouxe para cá. Perguntarão: ainda mais simples? Sim é mesmo verdade!

Se estão fartos de comer maçã à sobremesa sempre da mesma forma e não têm tempo para fazer bolos/tartes, ou simplesmente não querem algo tão calórico? Mas querem um saborzinho simpático.. Então...

vejam:

 

Ingredientes:

1 maçã

dois pedaços de chocolate preto

amêndoa partida q.b.

canela q.b.

 

Modo de preparação:

Cortar a maçã ao meio e retirar as pevides. Colocar numa taça para ir ao forno.

Decorar com raspas de chocolate preto, mais ou menos, dois pedaços.

Polvilhar canela e amêndoa partida.

Levar ao forno durante 20 min em forno pré-aquecido a 180.º.

 

Que saiba bem! 

 

 

 

Instagram
mytaste.pt

EAT - Crepes

 

 

Ainda não tinha trazido uma receita de uma sobremesa. Hoje trago uma, apesar da receita não ser minha. A massa dos crepes foi retirada do site: http://www.saborintenso.com/f25/crepes-simples-7508/. No verão experimentei e achei muito boa, pelo que adicionei ao meu livro de receitas! Para quem se quiser deliciar, eis a receita:

 

 

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 100g de farinha
  • 200 ml de leite
  • 50g de manteiga derretida
  • Óleo q.b.
  • Sal q.b.

Modo de Preparação:

 

1. Parta os ovos para uma tigela.
Junte um pouco de sal e comece a bater.
Aos poucos e batendo sempre, junte a farinha, o leite e por fim a manteiga derretida.

2. Passe a massa por um passador.
Tape com um pano e deixe descansar durante 1 hora, para a massa perder elasticidade.

3. Leve ao lume uma frigideira anti-aderente e pincele com um pouco de óleo.
Coloque uma concha de massa, não muito cheia e espalhe bem para não ficar com buracos.
Caso a massa esteja muito grossa, junte um pouco de água, nunca leite.
Deixe cozer o crepe em lume médio durante alguns minutos, até a massa se descolar à volta.

4. Vire o crepe e deixe cozer mais um pouco.
Retire.

5. Repita o processo com a restante massa.
Após a preparação de 4 crepes volte a pincelar com um pouco de óleo.

Depois dos crepes cozinhados estão prontos a ser utilizados.

 

Servi com chocolate quente e uma bola de gelado de nata!

 

Que saiba bem!

Instagram
mytaste.pt

EAT - Pimentos recheados com ovo escalfado a cavalo

 

Deixemo-nos de francesinhas e passemos para algo bastante mais saudável! Hoje trago uma receita também muito simples: Pimentos recheados com atum, cenoura, tomate e cebola, com ovo escalfado por cima. 

Os pimentos são, pensando bem, os meus legumes favoritos. Falo no plural porque há diversas qualidades. Dos maiorzinhos, há verdes, amarelos, laranja e vermelhos. Dos padron, há vermelhos e verdes. Já para não falar que "unos pican e otros non". Quer seja cru na salada, quer seja cozido, quer seja estufado, grelhado, a acompanhar peixe, carne, outros legumes, ou até arroz de feijão (sim, arroz de feijão e pimento é delicioso!), são uma maravilha. Na minha hortinha de varanda já tenho dois bons pés de pimentos (penso que dos verdes) mas hoje já semeei padron. Espero que fiquem bons e que os possa aproveitar :)

Como o pimento era grandinho fiz um para mim, e penso que deste tamanho um pimento por pessoa dá bem :)

Aqui fica, então, a minha receita:

 

Ingredientes para um Pimento/para uma pessoa:

1 pimento

1 lata de atum ao natural

1 cenoura

1 cebola pequenina

1 ovo

5 tomates cherry

Azeite q.b.

Pimenta (costumo usar uma mistura de 3 pimentas que dá para moer na hora)

Orégãos

Sal

 

Modo de preparação:

Com jeitinho, cortar uma tampinha ao pimento. Cortar, portanto, mais ao menos da grossura de um dedo, a parte de cima do pimento. Limpar as sementes por dentro e levar ao forno, o pimento aberto e a tampa, separadamente, para ir cozinhando.

Cortar a cebola aos pedacinhos e, com um pouco de azeite, levar a dourar num tachinho. Quando a cebola ficar translúcida, levar a refogar, em lume brando, o atum, com os tomates cherry partidos em metades e 1 cenoura devidamente esfiada/ralada. Temperar com sal, orégãos e pimenta.

Deixar refogar até o tomate ficar desfeito. Deixar ganhar molho.

Assim que ficar com um aspecto de pasta, deixar arrefecer.

Colocar um tachinho com água a ferver e deitar o ovo inteiro, sem casca. Deixar cozer, até que a clara fique toda bem branca. 

Retirar o ovo e reservar.

Tirar o pimento do forno e rechear com a pasta de atum.

Levar ao forno (180º) sem a tampa por cima, colocando-a ao lado no tabuleiro.

Deixar tostar, até ficar cozidinho.

Retirar do forno e colocar o ovo por cima do pimento.

Acompanhar com um bocadinho de arroz, se acharem por bem :)

 

Que saiba bem!

 

P.S.: Criei um INSTAGRAM do meu Blog. Se quiserem, terei todo o gosto que sigam o meu perfil. Vou colocando fotos da minha horta e das receitas. O link é: http://instagram.com/eatbioandbike.

Instagram
mytaste.pt

EAT - Francesinhas para todos os gostos

 

 

Hoje trago duas receitas, num só post. No passado sábado quis fazer francesinha para os homens cá de casa e eu pensei para mim: vou experimentar fazer uma vegetariana à minha moda! E lá fiz! Tudo saído da minha cabeça e, apesar de não ser igual à francesinha normal, ficou delicioso. Não tenho é culpa que as minhas papilas gostativas não sejam educadas para não suspirarem pela carnezinha.. Mas soube muito bem e a carne, afinal de contas, não fez falta!

Eis aqui as receitas, sendo que o molho é igual para as duas :)

 

Ingredientes para 1 francesinha:

MOLHO:

1 cerveja

2 colheres de sopa de polpa de tomate

2 dl de leite com 1 colher de sopa de farinha maisena dissolvida

1 caldo Knorr de carne

1 cálice de vinho do porto

piri piri q.b.

 

Francesinha normal:

Duas fatias de pão de forma ligeiramente torradas

Duas salsichas

Uma linguiça

2 fatias de salpicão ou salame

Um bife para francesinha

Duas fatias de fiambre

Duas fatias de queijo

Duas fatias de presunto

 

Francesinha vegetariana:

4 cogumelos frescos

2 rodelas de courgette

5 tomates cherry

3 pimentos padrón

2 malaguetas

2 fatias de pão de forma

2 fatias de queijo

 

Modo de preparação:

Juntar todos os ingredientes do molho e colocar num tacho em lume brando no fogão, até engrossar.

Quanto à francesinha normal, fritar o bife e passar a salsicha e a linguiça pela frigideira para ficarem douradinhas. Já para a vegetariana, colocar a estufar com um pouco de azeite todos os legumes.

Torrar o pão ligeiramente e colocar o fiambre, o presunto, o salame, a salsicha, a linguiça e o bife, pela ordem que for melhor para a francesinha ficar bem montada. Para a vegetariana, dispôr os legumes entre as duas fatias de pão torrado.

Colocar por fim, o queijo e levar ao forno/microondas para derreter o queijo. Regar com o molho bem quente e servir com batatas fritas!

 

Que saiba bem!

Instagram
mytaste.pt

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D